quarta-feira, 1 de maio de 2013

Dia do (a) Trabalhador (a)





Cuida da organização e higienização do lar, prepara os alimentos, lava as roupas e muitas vezes também cuida dos filhos e até dos animais, não, não se trata de uma super-heroína e sim da empregada doméstica! Hoje dia do trabalhador, lideranças da classe afirmam sem nenhum exagero que a PEC das domésticas trata-se de uma “segunda abolição da escravatura”.

Alguns membros da classe média se opõe a decisão, chegam a dizer que isso instaurará um clima inamistoso dentro da residência, outros dizem que as empregadas serão demitidas e passarão a serem diaristas (sem poder oferecer serviços mais de duas vezes na semana se não se tornam mensalistas). Certamente que isso está ocorrendo, afinal muitos não poderão mais manter o serviço pelo qual costumavam pagar sem o cumprimento de todas as exigências trabalhistas.

Entretanto, é preciso compreender a atual situação de maneira mais abrangente, trata-se de uma mudança de paradigma, transformação não apenas para essa geração, mas novo rumo histórico em direção a uma real democracia. Nesse dia do (a) trabalhador (a), o parabéns especial vai para as domésticas e donas de casa que sabem o quanto o trabalho doméstico é valoroso e ingrato por ser tão pouco reconhecido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário