quarta-feira, 25 de abril de 2012

E se?



Como seria? Como viveria a sociedade se cada trabalhador no exercício de suas funções especialmente das esferas públicas agissem tal qual:

v  Limpadores, os famosos “garis” que varrem eximiamente os espaços que lhe são conferidos.

v  Motoristas que param no ponto e respeitam o tempo dos idosos para “escalar” os degraus de certos ônibus.

v  Médicos e enfermeiras que buscam para além de combater a doença, promover a saúde e não limitam o paciente a um mero corpo humano.

v  Professores por vocação, determinados a contribuir mesmo que seja com um tijolo na construção de um cidadão de consciência crítica.

v  Funcionários que não usurpam minimamente da máquina pública utilizando os bens para fins pessoais e que atendem com respeito os cidadãos.

v  Policiais por missão que não se arvoram em serem ferozes juízes a decidir quem vive ou quem morre e preferem a ação preventiva.

v  Juízes e delegados justos, com autoridade, mas, sem autoritarismo.

v  Políticos incorruptíveis, engajados e sem politicagem.

*Até pode parecer utopia, mas não, esses funcionários existem, entretanto, ainda não são maioria e pra que assim se tornem é fundamental:

v  Um governo (enquanto instituição) que se preocupe tanto com o IDH quanto se preocupa com o PIB.

v  Salários e carga horária justos (sem necessidade de lançar mão de vergonhosas horas extras), dando condições dignas para o pleno exercício da profissão.

v Educação de qualidade (base fundamental de todo desenvolvimento) sem a qual é impossível a formação de profissionais que desenvolvam para além da técnica, o comprometimento ético com o desempenho de suas funções.

* Quando alcançarmos este patamar com certeza teremos uma “máquina pública” eficiente e saudável, onde cada servidor poderá gozar de saúde integral (física, psicológica e emocional), sem terminar conduzido a uma luta inglória para ser aposentado por alguma invalidez ou transtorno junto ao INSS.

*De certo que tudo isso se aplica as esferas privadas e as que serão privatizadas.


2 comentários:

  1. Sambando na cara sociedade. É isso msm, Babi!

    ResponderExcluir
  2. Eu só qro q ela acorde, que nós despertemos, ñ qro sambar na cara qro sambar com ela rsrsr ;-)

    ResponderExcluir